5 cuidados essenciais com o óleo do motor.

Os óleos lubrificantes para motores automotivos podem ser do tipo mineral, semissintético ou sintético. Eles têm como principais funções proteger, resfriar, lubrificar e reduzir o atrito entre as peças móveis, melhorando o desempenho, otimizando o consumo de combustível e prevenindo uma série de problemas no veículo.

Para manter o motor do carro funcionando muito bem e por muito mais tempo, siga essas dicas de cuidados com o óleo:

1 – Utilize o óleo especificado pelo fabricante

Os óleos não são todos iguais, há diferenças na viscosidade e nível de desempenho do lubrificante e cada modelo de carro possui uma especificação que deve ser seguida, sempre descrita no manual do proprietário. Não deixe de conferir!

2 – Verifique periodicamente o nível do óleo

O óleo do motor costuma baixar até 1 litro a cada mil quilômetros rodados. A recomendação é que o nível do lubrificante seja verificado a cada 15 dias ou, pelo menos, a cada mês. Lembre-se que o ideal é fazer a leitura da vareta com o motor frio e em lugar plano.

3 – Faça a troca do óleo no tempo certo

O óleo vence e, se não for trocado no tempo certo, pode causar danos em peças importantes do sistema. Entretanto, óleo preto não é sinônimo de velho. Significa que está lubrificando corretamente, evitando que as impurezas que ultrapassaram o filtro de óleo não sejam depositadas no motor. A recomendação é que ele seja trocado a cada 10 mil quilômetros (conforme a marca).

4 – Atenção especial ao filtro do óleo

Ele é responsável por filtrar as impurezas de metal geradas pelo atrito entre as peças móveis do motor, além de resíduos gerados pela combustão. Ele precisa ser trocado a cada 10 ou 15 mil quilômetros, juntamente com o óleo, do contrário, as impurezas se acumulam e podem danificar peças importantes do motor como válvulas, cilindros, anéis e pistões.

5 – Evite usar aditivos avulsos

Ao misturar este tipo de produto ao óleo, a formulação fica desequilibrada, ocasionando borra e até a lubrificação ineficiente do motor. Muitos óleos já vêm aditivados, mas siga sempre a especificação que consta no manual do proprietário.

A oficina mecânica geral Widmen trabalha com as melhores marcas de lubrificantes automotivos do mercado e possui equipe apta a realizar a troca de óleo com qualidade e eficiência.

Fale conosco - Clique aqui