Barulho no freio: saiba o que fazer se ele começar a chiar.

O primeiro problema pode ser mesmo o atrito da pastilha contra o disco, provocando esse assovio, o que passou a acontecer depois que as pastilhas passaram a ser do tipo no-asbestos, ou seja, sem amianto. E algumas provocam mesmo esse assovio.

Nada grave, e de fácil solução: basta desmontar essas pastilhas, dar uma lixadinhas nas beiradas que o assovio desaparece.

O outro problema bem mais grave é o motorista não ter percebido que as pastilhas estavam no final. Porque nem todos os automóveis têm a luz de alerta para isso no painel, ou não se tomou o cuidado de verificar o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.

Porque, se elas não são substituídas quando esse material de fricção chega ao seu final, começa a haver um atrito direto da base da pastilha, que é de aço, contra o aço do disco de freio, o que também provoca um ruído quando se pisa no pedal.

Só que, neste caso, além de trocar as pastilhas, prepare o seu bolso, porque será necessário também trocar os discos de freio.

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