Nagen Auto - Centro Automotivo: (32) 99834-8406 Nagen Auto - Atacado: (32) 99118-4665

6 dicas para preservar o sistema elétrico do seu carro.

6 dicas para preservar o sistema elétrico do seu carro.

O sistema elétrico do carro é de grande importância! Quem nunca precisou sair com pressa e, ao virar a chave na ignição e nada de ligar? Ou comprou um rádio, mas ele pifou uma semana depois? Aliás, as lâmpadas queimam com frequência? Se você respondeu “sim” a essas perguntas, é hora de cuidar do sistema elétrico do seu carro.

As 6 dicas abaixo reduzem a probabilidade de você ficar na mão por causa de uma bateria arriada, sofrer uma pane elétrica em um estrada, à noite, com chuva, ou levar multas devido a lanternas e/ou luzes de seta inoperantes. Confira.

1 – Aguarde dez segundos antes de dar a partida

Inicie o sistema de ignição. Espere entre 5 e 10 segundos. Dê partida! Esse é o ritual que os motoristas devem seguir para não causar panes elétricas no carro. Essa dica é ainda mais importante para quem tem o costume de deixar itens elétricos (ar-condicionado, rádio e faróis) ligados na hora de desligar o carro. Se a partida for dada imediatamente e todos esses itens estiverem acionados, as chances de uma pane elétrica são ainda maiores.

2 – Mantenha o reservatório de partida a frio abastecido em modelos bicombustíveis

O bom funcionamento do sistema elétrico do carro depende ainda do reservatório de partida a frio. No momento da partida a frio, a bateria fica sobrecarregada. Isso porque a ignição ocorre mais dificilmente quando a temperatura está baixa. Essa situação se agrava em caso de veículos movidos apenas a etanol. Portanto, a dica é manter o reservatório de partida a frio sempre abastecido com gasolina aditivada para ajudar a conversar o sistema elétrico do carro.

3 – Não deixe o sistema elétrico ligado por muito tempo com o motor sem funcionar

Você tem o costume de deixar o rádio ligado por muito tempo sem funcionar o motor? Se sim, saiba que esse hábito pode diminuir a vida útil da bateria. A mesma dica vale para os faróis e para as luzes internas do veículo. Se você precisar utilizar algum desses periféricos com o carro desligado, o recomendado é ligar o motor por 5 minutos a cada meia hora.

4 – Verifique as especificações antes de instalar periféricos

Especialmente ao instalar aparelhos de som complexos, com muitos alto-falantes, subwoofers, tweeters, mid-ranges, módulos e telas múltiplas. Faróis especiais de xenon, LED e faróis de neblina e milha. Apesar de parecer uma tarefa fácil, esse tipo de instalação também precisa de um serviço bem executado.

5 – Troque a bateria no período certo

O tempo de duração de uma bateria varia de acordo com a sua configuração. Normalmente, ela pode ter vida útil de até dois anos. Entretanto, quanto mais agregados eletrônicos um carro tiver, menos a bateria durará. Em carros com sistema de freios do tipo ABS, por exemplo, a bateria costuma durar menos tempo. Fique atento(a)!

6 – Troque as lâmpadas queimadas imediatamente

Quando uma lâmpada ou lanterna do seu carro queimar, o indicado é fazer a substituição dela o mais rápido possível. Isso porque o circuito elétrico do veículo fica aberto quando algum desses itens não estão funcionando. Mas, o que isso quer dizer? Bem, o circuito aberto gera fuga de corrente, o que acaba fazendo com que a bateria descarregue com maior frequência.

Aliás, precisando fazer aquela revisão completa no seu carro? Nós podemos te ajudar! Clique aqui e confira todos os nosso serviços!

Compartilhe: