Description
> Óleo lubrificante 100% sintético, recomendado para motores quatros tempos de veículos movidos a diesel aspirados ou turboalimentados, inclusive aqueles dotados de sistema de pós-tratamento do tipo DOC (Diesel Oxidation Catalyst). Ideal para motores das classes Euro III e Euro V, com elevado desempenho e proteção, mesmo sob regime severo de operação.
> O IPIRANGA BRUTUS SINTÉTICO 10W40 E4 foi desenvolvido com a mais elevada tecnologia de aditivação, com adicional proteção contra o desgaste e formação de depósitos e borra, que se traduzem na manutenção da potência do seu veículo e no
prolongamento da sua vida útil. Possui elevada estabilidade térmica e química, com versatilidade de uso em veículos que utilizem óleo diesel S10 ou S500, atendendo a veículos de uso urbano ou fora de estrada, inclusive os mais antigos.
>> CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS
> MAIOR PROTEÇÃO NO MOMENTO DA PARTIDA
A rápida circulação do óleo no momento da partida confere uma excelente lubrificação nos componentes mais críticos acelerando a lubrificação hidrodinâmica que afasta as partes metálicas, reduzindo assim o desgaste inicial e contribuindo
para a redução do esforço inicial da partida, auxiliando na redução do consumo de energia.
> EXCEPCIONAL RESISTÊNCIA AO CALOR E À OXIDAÇÃO
Sua composição sintética, aliada a um pacote efetivo de aditivos antioxidantes, reduz a velocidade da oxidação gerada pelas altas temperaturas de funcionamento do motor e minimizam o espessamento do óleo, mantendo por mais tempo as características originais do lubrificante, possibilitando a extensão do período de troca.
> REDUÇÃO DE FORMAÇÃO DE DEPÓSITOS NOS PISTÕES
A exclusiva ação detergente protege a zona dos pistões do acúmulo de borras e vernizes, minimizando o risco detravamento dos anéis, que pode causar efeitos indesejáveis como a passagem de gases da combustão para o cárter, que aceleram a degradação do óleo.
> MANUTENÇÃO DA LIMPEZA INTERNA DO MOTOR
A tecnologia de aditivos detergentes / dispersantes atua diretamente sobre a fuligem produzida pela combustão, quebrando a sujeira em pequenas partículas que são transportadas mais facilmente pelo óleo até o filtro, evitando a formação de depósitos e o acúmulo de borra, garantindo a limpeza e a eficiência do motor.
> ELEVADA RETENÇÃO DE TBN
O produto mantém o poder de neutralização dos compostos ácidos formados durante a combustão, mesmo em períodos de troca estendidos, minimizando seus efeitos nocivos, como a formação de corrosão interna no motor.
> MENOR CONSUMO DE ÓLEO LUBRIFICANTE
A sua formulação conta com bases sintéticas de altíssima resistência aos efeitos nocivos gerados pelo uso do veículo em regimes extremos de trabalho, oferecendo maior resistência à perda por evaporação (volatilidade), reduzindo os custos com reposição de óleo lubrificante.
>> APROVAÇÕES E ATENDIMENTOS
> CLASSIFICAÇÕES DE DESEMPENHO
ACEA E4-16, ACEA E7-16
> APROVAÇÕES EM MONTADORAS (OEMS)
MAN Latin America MAN M 3277, Mercedes-Benz do Brasil MB 228.5, Volvo VDS-3 e Scania LDF-3.
> ATENDIMENTO A MONTADORAS (OEMS)
MTU Tipo 3, Mack EO-N/EO-M Plus, Cummins CES 20072, Renault RVI RLD-2/RXD, ZF 04C, DQC III-10
> CARACTERÍSTICAS TÍPICAS :
Densidade @ 20/4°C g/cm³ 0,8542
Viscosidade Cinemática @ 40°C cSt 84,0
Viscosidade Cinemática @ 100°C cSt 13,1
Índice de Viscosidade – 157
CCS @ -25°C cP 6.102
Ponto de Fluidez °C – 33
Ponto de Fulgor °C 230
TBN mg KOH/g 15,9
Cinzas Sulfatadas % Peso 1,4